domingo, 13 de junho de 2010

Laje da Jagua é vista de outro ângulo

A Laje da Jagua é conhecida pelos moradores mais antigos de Jaguaruna (SC) como Parcel do Campo Bom ou Pedra do Campo Bom. Nesta formação rochosa submarina ocorreu o histórico naufrágio do navio Rio Pardo, durante a Revolução Farroupilha, em 1839.

O italiano Giuseppe Garibaldi era o capitão do barco que naufragou na Laje, levando à morte, por afogamento, de vários tripulantes. Garibaldi e alguns homens conseguiram se salvar e continuaram a invasão a Laguna pelo Cabo de Santa Marta.

No último final de semana (29 e 30/05), Netuno resolveu dar trégua e, com ondas de meio metro, a equipe da Atow-Inj (Associação de Tow-In de Jaguaruna) resolveu atacar de um jeito diferente a temida bancada da Laje.

Com apoio do experiente mergulhador e pescador local, Beto Cavalo, a equipe realizou um mergulho na rasa bancada e obteve um registro cinematográfico histórico para Jaguaruna. “Se já tínhamos respeito pelo pico antes, agora teremos ainda mais. Esta bancada é muito rasa e afiada”, declara o local Thaigo Jacaré.

Jaguaruna será palco de um dos maiores eventos de Tow In da  história do surf brasileiro, o Mormaii Tow In Laje da Jagua – In Memory of Zeca Scheffer, com período de espera aberto até 30 de julho e uma premiação de R$ 20 mil para a dupla vencedora.

Confira acima a galeria exclusiva registrada pelo fotógrafo Jaime Redivo Junior. Para obter mais informações sobre seu trabalho, acesse o site Super Barrels.








Fotos: Crédito Jaime Redivo

Um comentário:

  1. O meu comentário é uma indagação. Os tripulantes que vieram a falecer nesse naufrágio, do Barco Rio Pardo de Garibaldi em 1839, teria a sua identidade registrada em algum arquivo ? Alguém poderia me informar ? Ficaria muito grato pela colaboração. O nome que procuro é de Giovanni Battista Orsi. Refiro-me porque no LIvro das Memórias de Garibaldi ele cita um italiano Giovanni. Poderia ser o meu tetravô.

    ResponderExcluir


Matérias da Jagua