domingo, 13 de junho de 2010

Laje do "HORROR"

Na última semana, a equipe da Atow-inj monitorava a ondulação em Jaguaruna (SC) na expectativa de realizar o Mormaii Tow In Laje da Jagua - In Memory of Zeca Scheffer.

Swell confirmado. A ressaca estava mesmo prevista para o litoral Sul do Brasil. O problema era a previsão de vento Sul forte (45 km/h) sem parada durante a noite, com uma calmaria apenas para a manhã do dia esperado.

Segundo experiência da Atow-inj, essas condições anunciavam que a laje estaria balançada e com formação regular apenas. A direção do swell, vindo de Sul, também precisaria de mais tamanho e período para que as esquerdas correspondessem as expectativas de todos.

Para de aproveitar as ondas, os tow surfers da Jagua armaram uma barca para a laje. O surfista profissional Paulo Moura, que aparece na lista principal, apareceu com alguns amigos e aproveitou para também treinar um pouco para o evento.
O susto O local Thiago Jacaré foi vítima de um acidente sério. A onda desnivelou além do comum na esquerda e ele foi pego de surpresa pelo degrau, lançado na bancada e esmagado nas pedras.

Ele ficou preso no fundo, bateu as costelas e a cabeça. Por sorte usava capacete. Ao subir já desacordado, foi resgatado por Fabiano Tissot que o rebocava e Marcus Pettini que veio com mais um jet prestar socorro.

A volta até a beira da praia foi tensa. Jacaré não conseguia respirar e nem mexer o corpo. Os olhos vidrados anunciavam o estado crítico do big rider e quando ele apagou o susto foi grande.

O RCP foi aplicado em pleno sled pra reanimá-lo. Ele acordou na primeira gorfada, mas logo voltou a apagar, fato que se repetiu mais três ou quatro vezes, sendo que o trabalho de reanimação teve que ser repetido constantemente até a praia.

“Por um tempo achei que uma tragédia havia ocorrido. Respeitamos a laje ao máximo e procuramos estar preparados para essas situações”, explica Fabiano Tissot.

Jacaré foi levado diretamente ao hospital pela ambulância dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, entidade que presta um ótimo serviço à comunidade e na qual trabalha seu amigo e dupla de tow in Plínio Cruz, que desta vez não estava presente.

Alguns exames foram feitos e ele permaneceu em observação, mas já se recupera bem. Surfista focado e frequentador da laje há sete anos, ele também é salva-vidas em Jaguaruna e conhece bem a força do mar, por isso o respeita e admira.

Surfistas: Jacaré, Paulista e Fernando

Foto crédito: Lucas Barnis

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Matérias da Jagua