terça-feira, 8 de setembro de 2009

Entrevista com "Thiago Jacaré"


O catarinense Thiago Jacaré é conhecido por suas sessões de big surf na Laje da Jagua, Jaguaruna (SC). Com 26 anos de idade e 13 de surf, ele é um especialista nesta onda, uma das maiores do Brasil.

A onda quebra a cerca de cinco quilômetros costa e foi desbravada em 2003 pelo big rider Zeca Scheffer. Thiago foi o último a rebocar Zeca em uma sessão de tow-in na Laje. Naquela mesma semana o "desbravador" do pico faleceu em um acidente de carro.
Jacaré vai até a base da morra. Foto: Arquivo Pessoal.

Apesar da morte de Zeca, o trabalho de propagação da Laje do Jagua pelo Brasil e pelo mundo continua. É levado à risca por Thiago Jacaré e pela Associação de Tow In de Jaguaruna (ATOW-INJ).


Nesta entrevista, Jacaré relata sua vivência no big surf e conta como foi dividir o outside com Zeca Scheffer.

Como foi sua iniciação no surf?
Comecei a surfar com 13 anos, hoje tenho 26. Aprendi aqui mesmo em Jaguaruna. Moro de frente pra Laje. Desde pequeno era amarradão em ondas grandes e já gostava dessa adrenalina de surfar ondas maiores.

A Laje da Jagua sempre foi um objetivo, nós víamos a onda quebrar da beira da praia, mas nunca podíamos surfar, já que ela quebra a cinco quilômetros da costa.

Em 2003 conheci o Zeca Scheffer. Desbravador das ondas da Laje, ele veio a falecer em 2006, alguns meses depois do primeiro evento de tow-in do Brasil, aqui mesmo em Jaguaruna.

Tive o início com o Zeca, mas foi o João Capilé quem me envenenou com o tow-in. Desde então me dedico totalmente a este esporte maravilhoso. Se fosse contar toda história daria para escrever um livro!

E como foi sua primeira onda grande?

Sempre peguei ondas grandes no Farol de Santa Marta, Jaguaruna e Garopaba, mas minha primeira e grande onda na vida foi ali mesmo na Laje do Jagua. O mar tinha uns 6 metros de face e quem me rebocou naquela bomba foi o Zeca. Foi inesquecível, pois logo em seguida tomei a maior vaca da minha vida!

Você citou o Zeca Scheffer, "descobridor" da Laje do Jagua. A figura dele é presente entre os big riders deste pico?

Sim e muito. O Zeca foi nosso maior guerreiro, um fenômeno e o verdadeiro desbravador das ondas de Jaguaruna. Determinado, estava sempre presente em todos os grandes swells no pico. Tinha a onda da Laje do Jagua como sua principal pista de treino.

Foi o Zeca quem colocou Jaguaruna no mapa mundial das ondas grandes. E na laje, sua presença é sempre constante. Eu fui o último a rebocar o Zeca numa onda. Ele estava há três meses sem surfar. Me lembro que nesse dia o coloquei em várias ondas boas aqui mesmo na laje. Além disso, ele completou uma manobra que vivia tentando. Na época, apelidamos a manobra de "zecacoptero".
O que você acha da cena do tow-in no Brasil? O que pode melhorar?

Nós aqui da ATOW-INJ (Associação de Tow In de Jaguaruna) firmamos um pacto para divulgar as ondas grandes de Jaguaruna. Queremos mostrar ao mundo que em nosso país existe sim ondas grandes.

Tudo está melhorando. Este ano foi criada a ABRASMO (Associação Brasileira de Surf Motorizado), que representa o tow-in no Brasil. O que pode melhorar mesmo é as marcas brasileiras acreditarem mais nos projetos e investirem nos atletas e eventos relacionados ao tow-in.
Como é seu trabalho com a ATOW-INJ?

Presido a ATOW-INJ há cinco anos e realizo os trabalhos junto com uma grande equipe de colaboradores. A função principal já foi feita, que era colocar Jaguaruna como cartão postal da maior onda do Brasil.
Apoio: SUNSET

2 comentários:

  1. Preciso de um contato da ATOW INJ, estou verificando a possibilidade de uma trip e um documentario sobre as ondas grandes do Brasil, gostaria muito de falar com vocês. Aguardo o contato: marcelasottile@hotmail.com
    Obrigada e Boas Ondas

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de conversar com alguém sobre a possibilidade de filmagens no local. Estou produzindo um video de bodyboard esse ano, com foco em fundos de pedra e na remada. Por enquanto temos planos de filmar em sp, rj e es, mas seria interessante poder mostrar outros estados também. Meu nome é Fábio Paim e meu e-mail é fabiopfr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir


Matérias da Jagua